Gameficação
loysci |
No último dia de aula do Componente Curricular Universidade e Sociedade, o professor Joel Felipe adotou uma dinâmica de aprendizagem bastante interessante e divertida, a gameficação. Ela consistia em uma disputa entre os alunos, testando seus conhecimentos e aprendizagem sobre os principais assuntos apresentados e discutidos ao decorrer do quadrimestre. Apontamentos sobre Anísio Teixeira, livro Pedagogia da Autonomia e o Plano Orientador da UFSB, divididos em cartões que continham perguntas e respostas, foram disponibilizados para estudo e logo após começaram as partidas no quizlet. Primeiro individualmente, depois em grupos, que eram escolhidos aleatoriamente e pela plataforma usada; vencia quem primeiro acertasse todas as perguntas, e o prêmio era uma numeração a mais na nota final. Bom... eu não ganhei nesta questão, mas saí gratificada por tal experiência. Houve muita interação entre os alunos e rendeu boas risadas de todos, tirando a parte do nervosismo e os gritos de desespero kkk.
O que tiro desse último encontro é que, ainda há a esperança de que podemos encontrar professores que querem e fazem a diferença. Que ainda há interesse e preocupação com a educação está em primeiro lugar, sendo base, e com qualidade. Professores que correm atrás, que tiram dos seus, que se doam de verdade. Ao mesmo tempo que, é inevitável pensar e presenciar que sãos poucos os professores que se empenham de tal forma para o aprendizado de seus alunos, ainda mais de forma satisfatória. São poucos os que buscam experimentar novos métodos e até mesmo só colocar em prática quando lhes são sugeridos (projetos prontos) e são muitos os que se contentam com o básico (do básico), mesmo podendo e tendo recursos para fazer mais.
Comentários
Postar um comentário